sexta-feira, outubro 01, 2010

Feira de Budens, Outubro de 1958

A Feira de Budens realizava-se tradicionalmente no dia 1 de Outubro, embora de poucos anos a esta parte aconteça no dia 5 deste mês.
Nesta fotografia de Outubro de 1958 da direita para a esquerda estão a D. Quitéria,  a D. Maria Luísa e a D. Rita. Não conseguimos identificar a senhora da esquerda, podendo tratar-se de visitante de alguma localidade próxima (repare-se na sua malinha de mão...).
Lê-se na Wkipédia que «A história da humanidade está repleta de referências a feiras. Não se sabe ao certo onde e quando apareceu a primeira feira, no entanto há dados que nos permitem afirmar que em 500 a.C. já havia feiras no Médio Oriente, nomeadamente em Tiro.As primeiras referências a feiras aparecem misturas com referências ao comércio, às festividades religiosas e aos dias santos. As feiras sempre revelaram um carácter comercial desde o início. Mercadores de terras distantes juntavam-se, trazendo os seus produtos autóctones para troca por outros. É também evidente que a religião andou de mãos dadas com o comércio. A palavra latina feria, que significa dia santo, feriado, é a palavra que deu origem à portuguesa feira, à espanhola feria ou à inglesa fair».
Acrescenta-se que «As feiras são uma das mais importantes instituições do período medieval em Portugal. Quase todas as feiras se realizavam em épocas relacionadas com festas de Igreja e, no local onde se faziam, existia uma paz especial, a paz da feira, que proibia todos os actos de hostilidade, sob penas severas em caso de transgressão».
Segundo vários testemunhos orais, na década de 50 do século XX, a Feira de Budens tinha grande dimensão (com destaque para a comercialização de gado) e era muito visitada pelas populações quer do concelho de Vila do Bispo, quer dos limítrofes. 
Apresentamos esta fotografia por cortesia do blogue Vila do Bispo Fotos antigas que pode ser acedida seguindo esta ligação.