terça-feira, agosto 30, 2011

Praia da Boca do Rio

BOCA DO RIO 
(Rascunho do Dr. Formosinho)Para o Relatório sobre a Boca do Rio
p/ o Consº Superior de B. Artes
«Quando eu era rapaz recordo-me que por várias vezes fui ao local denominado Boca do Rio. freg.ª de Budens, Concelho de Vila do Bispo, onde via umas paredes velhas que ora estavam a descoberto, ora desapareciam porque o mar as cobria com areia. 
Recordo-me também de por mais de uma vez ter visto lindos chãos de mosaico em alguns dos compartimentos, quando o mar se lembrava de fazer limpeza àquelas vetustas relíquias. A idade não permitia que lhes ligasse a devida importância. 
Passaram-se os anos. Comecei a entusiasmar-me por velharias, infelizmente muito tarde; e em 1930 quando voltei a esse local com vontade de estudar o que ainda conservava na memória, verifiquei com desgosto que já quase tudo tinha sido engulido pelo mar e que o único dos quatro chãos de mosaico, citados por Estácio da Veiga, que existia, já o mar entrara com ele e o começava a destruir. Faltava.lhe um pequeno bocado que corresponderia à sua vigésima parte. Dei o grito de alarme. Ninguém me quis ouvir. E quando em 1933 consegui da Câmara Municipal de Lagos uma verba para salvar o que ainda existisse d’essa relíquia do passado, já ela se achava reduzida a pouco mais de um terço! Tudo quanto lá estava pode ver-se hoje no pequeno Museu que a Câmara aqui criou e que me esforço por organizar».
(este texto foi retirado deste blogue, merecedor de consulta e de análise crítica. De ano para ano acentua-se a degradação deste espaço que poderia e deveria ser merecedor de outro cuidado que não tem sido prestado pelo IGESPAR).