domingo, setembro 12, 2010

O último lobo no concelho da Vila do Bispo

Estas são as imagens do último lobo morto na nossa região e de quem participou nessa «batida».
A «estória» do último lobo que se viu no nosso concelho conta-se assim: 
No Inverno de 1970 apareceram algumas cabeças de gado mortas por um «animal» que logo se identificou como sendo «lobo» (é lobo, é lobo!) [seguir esta ligação para a Wikipédia]. E já não apareciam lobos no Algarve há alguns anos...
Organizaram-se «batidas» ao animal, que acabou por vir a ser abatido na Ponta Ruiva por Carlos Luís Rodrigues (que nos cedeu estas imagens para as partilharmos), de Lagos e por Joaquim Cravinho (que lhe deu o «tiro de misericórdia»), da freguesia de Budens.
Pela raridade do abate fez-se um desfile com o lobo abatido pelo concelho da Vila do Bispo e várias fotografias para a posteridade. Soube-se mais tarde que a fêmea deste animal foi abatida passados dias depois a norte, no concelho de Aljezur.
A pele do «bicho» ficou anos exposta na «venda» do Joaquim Cravinho, em Burgau, localidade da nossa freguesia de Budens, para espanto de muita gente.
Há 40 anos, a consciência ecológica era muito diferente da de hoje e este abate que actualmente se pode considerar como «bárbaro» para muitos era prática comum de então.
Consultas complementares: