quarta-feira, setembro 08, 2010

Budens [...] Subsídios para a sua História

«Conhecer uma terra é, em certa medida, amá-la. Até porque para amar é preciso conhecer. E esta obra poderá ser um óptimo contributo para o conhecimento de uma boa parte daquilo que é hoje o concelho de Vila do Bispo. Mais do que revelar de forma exaustiva uma realidade estamos perante um trabalho que, constituindo um sério inventário  do património humano, cultural e natural de uma região, aguça-nos o apetite para novas descobertas e para a procura e a fruição de uma realidade.
A freguesia de Budens é essencialmente uma zona de transição. O Algarve aqui já é diferente. Sentimos a aproximação do promontório, as árvores começam a rarear, as figueiras são cada vez mais rasteiras e desesperadamente agarradas ao solo. [...].
José de Deus Vieira Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo - Julho de 1993, in Nota Preliminar do livro «Budens Concelho de Vila do Bispo Subsídios para a sua História», da autoria de António Samuel Mirrado Farraia e Maria da Conceição Sousa Farraia.
Editado em Julho de 1993, pela «Algarve em foco Editora», esta obra foi composta e impressa na Empresa Litográfica do Sul, tendo então sido feitos 2.500 exemplares. Encontra-se disponível para venda, no Centro Cultural de Vila do Bispo e, não obstante os anos que passaram desde o seu lançamento, continua a merecer leitura atenta de quem quer conhecer esta terra e, por conseguinte, amá-la.