quinta-feira, agosto 05, 2010

Júlio Correia de Mesquita

Fotografia de meu avô, Júlio Correia de Mesquita, em 28 de Dezembro de 1934 e de um abutre (milhafre?) abatido por si, em 18 de Outubro de 1934, no sítio do Val d'Oiro.
No seu diário, meu avô escreveu o seguinte, com a sua bela caligrafia: «...abutre abatido por Júlio Correia de Mesquita no sítio dos Arneiros , Val d'Oiro, Figueira, concelho de Vila do Bispo em 18 de Outubro de 1934. Media de envergadura 1,85m - aza (sic) 1,25m. Foi-me oferecido um prémio pela Comissão Venatória Regional do Sul 300$00 escudos. Encontra-se embalsamado em Lisboa no Liceu Passos Manuel para estudo (...) Este prémio dividi pelos meus companheiros de caça, sendo feito com este prémio um jantar em Budens. Esta ave é oriunda da Alemanha".
Meu avô, que foi ferroviário, faleceu em Budens, em 1973, aos 87 anos de idade (eu tinha pouco mais de 9 anos). 
Conheci-o mal, mas recordo a sua voz calma, os seus conselhos que só mais tarde entendi, a sua paixão pela caça (paixão essa que eu, com consciência ecológica não prossegui, para tristeza da família). Os seus restos mortais repousam hoje no nosso jazigo de Budens ao lado dos de minha avó.
CJM
Para mais informação seguir esta ligação: http://viladobispo-fotosantigas.blogspot.com/search/label/Budens