quinta-feira, julho 08, 2010

O «celeiro do Algarve»

Num passado relativamente recente, o concelho de Vila do Bispo foi considerado o «celeiro do Algarve», uma vez que o cultivo do trigo ocupava uma grande parte do seu território e da actividade da sua população.
A existência de inúmeros moinhos de vento neste concelho (hoje quase todos eles em ruínas), unidades fabris onde o cereal era transformado em farinha da qual se faz o pão, alimento presente e indispensável em quase todas as mesas nacionais e internacionais, ou ainda destinado à alimentação para animais, prova a importância desta cultura (e também a do milho, cereal que era normalmente moído em pequenas mós caseiras, que iriam dar as famosas «papas» de peixe, marisco, torresmos ou ainda leite (!)-prato que no sotavento algarvio é conhecido como «xerém» ou «xarém» - receita que pode ser lida nesta ligação).
Entretanto e nas últimas décadas, os «campos» foram deixados a um triste abandono. As contingências impostas pelas directivas da União Europeia e pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), aliadas à baixa rendibilidade da actividade (senão prejuízo, mesmo!) também contribuíram para o fim desta actividade.
Daí que seja com satisfação que hoje se olha para este terreno, perto de Budens, localizado a sul da EN n.º 125, do lado esquerdo para quem se dirige à estrada para praia da Boca do Rio, e se veja que esta terra ainda poderia ou poderá voltar a ser o «celeiro do Algarve».
CJM