domingo, agosto 01, 2010

O navio Océan e a «Batalha de Lagos»

Olhando para o mar, da praia da Boca do Rio para os lados da Salema, poucos visitantes saberão que sob aquelas águas, mesmo ali à nossa frente, se encontram os destroços do naufrágio de um navio de guerra francês, o Océan. 
Este foi afundado pela marinha de guerra britânica, em 18 de Agosto de 1759, no decurso de um episódio da Guerra dos 7 Anos, a que se chamou a «Batalha de Lagos». 
Desta batalha e consequente naufrágio resultou um dos mais sérios e duros conflitos diplomáticos entre Portugal e a Inglaterra (ler em baixo a  Carta do Marquês de Pombal ao Ministro dos Negócios Estrangeiros da Inglaterra).
Desde Julho de 2005, existe no local um itinerário montado pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (se bem que o documento da autoria de Francisco Alves que o ilustra já não esteja disponível para consulta no sítio do IGESPAR).
Também se lamenta que nas proximidades do local, na costa, não exista estacionário que assinale este património.
Carta do Marquês de Pombal ao Ministro dos Negócios Estrangeiros da Inglaterra: por causa de terem sido queimados debaixo das nossas fortalezas da costa do Algarve, alguns navios franceses:
[...] Vós não fazieis ainda figura alguma na Europa, quando a nossa Potência era a mais respeitável. A vossa ilha não formava mais do que um ponto na Carta ao mesmo tempo que Portugal a enchia com o seu nome. Nós dominávamos a Ásia, África e América, quando vós domináveis sómente em uma ilha da Europa. A vossa Potência era do número daquelas que não podiam aspirar a mais do que à segunda ordem; e pelos meios que nós vos temos dado, a terdes elevado à primeira. Esta impotência física vos inabilitava para estenderdes os vossos domínios fora da vossa ilha; porque, para fazer conquistas, precisáveis dum grande exército; mas para ter um grande exército é necessário ter meios para lhe pagar, e vós não o tínheis. A moeda de contado vos faltava. Os que calcularam sobre as vossas riquezas, acharam que não tínheis com que sustentar seis regimentos. O mesmo mar, que pode olhar-se como vosso elemento, não vos oferecia maiores vantagens; com muito custo poderíeis apenas equipar vinte navios de guerra. [...]
Fotografia e informação de Portisub - Clube Subaquático de Portimão
Mais informação pode ser lida seguindo esta ligação